16 de junho de 2011

Convidados intolerantes


Esse post não é para falar de nenhum convidado chato que pode ser que apareça na sua festa, mas de algum que tenha restrições alimentares. Em uma conversa com meu gastro, ele me disse que cada vez aumenta mais o número de pessoas com intolerância à lactose, sem contar outros tipos de restrições semelhantes, como doença celíaca ou então os vegetarianos e vegans.

Eu tenho intolerância à lactose e uma das principais dificuldades que eu tive não foi me adaptar a não comer alimentos que contenham leite, mas não cair em algumas pegadinhas. Já aconteceu (muitas vezes) de eu ficar um bom tempo escolhendo um prato em um restaurante que não tivesse queijo, creme leite, catury, ou algo do gênero. Porém quando chega o prato surpresa! O cozinheiro resolveu acrescentar parmesão! Mas isso é outra  história, a mensagem que eu quero passar é: evite pegadinhas na sua festa.

Considero muito importe saber os ingredientes que têm no prato, assim posso escolher outro ou então tomar uma enzima, a lactose, que me permite comer alimentos que tenham leite. E achei um site que pensou em uma solução para esse problema: identificar os alimentos que tenham ingredientes que costumam causar alergias. Assim os "intolerante" não precisam encher o garçon de perguntas.



O Allergy Riders, vende bandeirinhas para serem colocadas em alimentos identificando os ingredientes, como: "Aqui não tem castanhas", "Sem leite e sem glúten", "Sou vegan". Tudo bem que as bandeirinhas estão em inglês, mas não deve ser difícil fazer em casa. Nesse mesmo site são vendidas forminhas de cupcake com o mesmo conceito.

Fui procurar um "passo a passo" que ensine a fazer bandeirinhas e achei esse em inglês, no 100 layer cake. Inclusive, eles também disponibilizam o template para fazê-las.





Nenhum comentário:

Postar um comentário