7 de abril de 2011

Buquê de noiva: de onde veio



Depois de escrever sobre as origens do véu, resolvi pesquisar também de onde vem o uso do buquê de noivas.


Assim como o véu, o buquê também tem diversas origens. Na Antiguidade Clássica eram feitos de alho, ervas e grãos. O alho para espantar os maus espíritos e as ervas e grãos para tazer uma união próspera. Nessa época as flores também faziam parte da cerimônia de casamento. Em Roma suas pétalas eram jogadas por onde a noiva passavae na Grécia as mães de noivas mais pobres adornavam suas filhas com flores, ao invés de jóias.


Na Europa, na Idade Média, os buquês tinham uma função a mais. Como as pessoas não costumavam tomar muitos banhos, as flores deixavam o ambiente com um cheiro mais agradável. Nessa época eles começaram a ficar mais bonitos e sofisticados também.



Tipos de buquês


Existem quatro tipos de buquês, redondo, em formato de cascata, em formato de braçada e de uma flor só.

Redondos






Esse é o modelo mais escolhidos pelas noivas atuais. Ele pode ser feito só com um tipo de flor ou com vários.

Em formato de cascata






Nunca mais fui a um casamento que a noiva estivesse carregando um buquê em formato de cascata. Mas me lembro que nas cerimônias que eu ia na minha infância eles eram os mais populares. Alguns, inclusive, iam da cintura até os pés das noivas.

Em formato de braçada




Esses buquês são feitos com flores de cabos mais longos e grossos, algumas noivas carregam como se fossem bebês.

Buquê de uma flor só




Apesar de ser bonito, acho que fica faltando alguma coisa. Isso depende também do estilo do casamento, se for uma cerimonia minimalista combina.



Mais algumas imagens para se inspirar:


























Você também vai gostar de: Qual ideia você quer fabricar?, Como vai ser seu buquê?.

Fontes: Casamento & Cia.Dona Perfeitinha, Brides, 100 layer cake.

4 comentários:

  1. demaisssssss!! ôÔ vontade de casar amanhã!!! hauhua!! nãooooooooooo. tanta coisa pra organizar, se for amanhã eu morro!! kkk beeijo

    http://deinhamoura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. =)
    Ao mesmo tempo que quero que chegue logo, quero que demore, pq até agora só tenho a igreja fechada e o vestido! É muito coisa em pouco tempo!

    ResponderExcluir
  3. oi Lu, lindas as fotos. O meu buque foi tipo cascata de rosas vermelas com mosquitinho branco.

    Gostei do texto tambem.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Obrigada! =)
    As fotos peguei da internet.
    Olha só, não me lembro do seu buquê, o que mais me marcou foi seu véu e seu olhar e olha que eu adoro rosas vermelhas!

    Se quiser me enviar alguma foto coloco quando for voltar no assunto, pode ser do buquê, do véu, do vestido, de qualquer coisa.

    Bjs

    ResponderExcluir