24 de março de 2011

De véu e grinalda

Eu sempre quis casar de noiva, nunca tive dúvidas sobre isso, mas não sei se uso o véu. Por isso resolvi pesquisar modelo diferentes e a história e significado desse acessório.


As origens

O uso do véu tem diversas origens. Uma delas é da Antiguidade Clássica: Grécia e Roma. Na Grécia ele era amarelo e sua função era proteger a noiva de maus espíritos e de outros admiradores. Já em Roma, o véu era vermelho, a maioria das vezes decorado com fios de ouro ou prata. Ele cobria a mulher da cabeça aos pés e também era usado para proteção.
Não podemos falar deles, sem citar as muçulmanas. A origem da palavra em árabe, hijab, significa: o que separa as duas coisas, simbolizando a divisão entre a vida de solteira e a nova vida de casada.

O uso do véu hoje




A partir do século XIX passou a ser usado o véu transparente (que usamos até hoje), como um sinal de pureza, como o vestido branco. Normalmente ele é usado junto com a grinalda. Anteriormente as grinaldas eram as guirlandas de flores, metal ou pérolas, que caracterizavam as noivas como rainhas. Hoje o véu é usado com diversos acessórios como tiaras, coroas ou presilhas.

Como muitas coisas no mundo dos casamentos há diversas regrinhas para o uso do véu, mas eu decidi não colocar nenhuma delas aqui, acho que o bom senso é a melhor regra que as noivas devem seguir. Porém há uma bem útil: caso a igreja tenha tapete no corredor o véu ou mantinha não deve ser 60 cm mais longo que a cauda do vestido para não prender no tapete e ser mais fácil para a noiva andar.

Para a noiva ficar mais a vontade na festa, o véu só é usado na cerimônia.


Opções de véus

Há diferentes tamanhos de véus, eles podem ir até o ombro, até a cintura, serem mais longos do que a calda do vestido, ou um voilette, como na foto abaixo.

Além do véu, pode-se optar por uma mantilha. A única diferença é que ela é toda bordada e por isso é mais pesada do que um véu, não tem o efeito esvoaçante.















Até me deu vontade de usar, mas continuo com a mesma dúvida: será que o véu vai esconder meu vestido?

Nenhum comentário:

Postar um comentário