3 de março de 2011

Case sem venda casada


Você já ouviu falar do livrinho da igreja? Ou já fez algum orçamento em um buffet que especificava os outros fornecedores que deveria contratar? Isso se chama venda casada e é proíbido por lei.

No caso das igrejas, alguma delas deixam os noivos contratarem um fornacedor que não está no livrinho desde que paguem uma taxa. Ou seja, se o irmão da noiva é músico e quer tocar no casamento dela terá que pagar por isso! Outras igrejas nem dão essa opção, tem que ser quem eles determinam e ponto.  Algumas casas, não se contentam em vender apenas o espaço e o serviço de buffet, muitos exigem que o casal contrate o DJ, fotógrafo, decorador e valet que eles determinam. Não vejo nenhum problema se tanto as igrejas quanto os buffets quiserem indicar alguém, mas exigir que os noivos contratem fornecedores ou serviços que não sejam do agrado deles é crime.



Ninguém é obrigado a comprar o "pacote todo", caso insistam em fazer a venda casada os noivos podem procurar a justiça. E se o casal contratar esses forcedores exigidos e tenham problemas com eles, a igreja ou o buffet que forçou a contratação também responde criminalmente pelo serviço que não foi prestado corretamente.

Eu não estou dizendo para os noivos saírem arrumando briga com todos. Afinal, não deve ser agradável fazer a recepção do casamento em um local que você denunciou na justiça meses antes. Porém, é importante o consumidor saber dos seus direitos e assim analisar se o local que vai contratar. Pode ser que os noivos encontrem um buffet e uma igreja honestos que não façam venda casada.

Mas independente de quem indicou o fornecedor, é muito importante fazer uma busca sobre ele. Antes de contratar qualquer serviço vejo se há reclamações sobre a empresa no Reclame Aqui e como os problemas foram solucionados.

Para mais informações:
http://www.uj.com.br/publicacoes/doutrinas/6905/As_noivas_consumidoras
http://www.vendacasadaecrime.org.br/
http://www.marica.com.br/2005b/1209drdaniel.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário